28.10.06

Não gosto do que ele escreve, prontos!

A crónica do Miguel Sousa Tavares do Expresso de hoje começa assim: "Excepção feita ao correio electrónico e à consulta de sites informativos, a Internet interessa-me zero." E a cólica mental que esta frase me provocou quase nem me deu vontade de passar à frente mas lá engoli o resto onde ele se insurge contra um blog de autoria anónima que o acusou de plágio. Não digo que a acusação não fosse altamente incomodativa até porque alguns jornalistas que também não devem gostar lá muito do MST deram seguimento à coisa e de tal forma que o senhor ficou pior que estragado.

A Internet é uma realidade dos nossos dias e os blogs são uma força de expressão cada vez mais interessante. São uma forma de dar voz a quem doutra forma não a teria. E de aproximar pessoas que têm interesses e afinidades em comum. E isso é só uma pequeníssima parte da infinidade de coisas que se podem fazer na Internet. A Internet é um mundo, reflexo do nosso próprio e da sociedade tal como a conhecemos. E aqui há de tudo. Do melhor ao pior. Felizmente ninguém tem controlo sobre ela. Felizmente na Internet há total liberdade de expressão. E felizmente nós podemos saltar por cima do que não interessa. Podemos virar as costas e fechar as janelas aos anónimos cobardes e mandá-los ir pastar caracóis a um certo sítio onde nunca estivemos nem nunca iremos.

Acho bem que o homem esteja bastante irritado com o anónimo que momentaneamente ensombrou a qualidade literária da sua grande obra. Mas esse anónimo é só um numa comunidade onde participam milhões. Duma penada, MST colocou-nos a todos no mesmo saco (com pérolas como "paraíso dos impunes" e "desforra dos medíocres"). Ao anónimo que o vilipendiou e a todos os bloggers que já não sobrevivem sem os seus feeds diários, de informação, de boa-disposição, de carinho e de compreensão. São tantos os blogs que nos surpreendem, que nos fazem pensar, que nos fazem rir e chorar e também que nos fazem amar! Sim, caro MST, a vida de tanta gente está disponível em todo o lado, e há tanta vida na Internet!

MST vira as costas e fecha os olhos à realidade para não ver o que é mau. Mas assim também está a passar ao lado do que é bom...

referer referrer referers referrers http_referer Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com